A perda auditiva afeta um grande número de pessoas no mundo todo. E ela afeta de diversas maneiras. Com o tempo, a perda auditiva pode causar efeitos como ansiedade, depressão, isolamento social e solidão.
Dessa forma, uma perda auditiva não tratada, além de um problema físico, pode também se tornar um problema psicológico. Por isso, é tão importante buscar uma solução o mais rápido possível.
Se você possui perda auditiva, é importante saber que você não está sozinho. De fato, você é um entre 500 milhões de pessoas no mundo todo. Na maioria dos países, uma a cada seis pessoas possui algum grau de perda auditiva.
Mas fique tranquilo, pois em 90% dos casos, um aparelho auditivo bem adaptado pode melhorar a comunicação das pessoas com perda auditiva. Esteja certo de que existe uma solução.
Existem diferentes tipos de perda auditiva que podem acontecer em diferentes graus e por diferentes causas. Mas, os sintomas da perda auditiva são basicamente os mesmos.
Se você desconfia que sua audição possa estar lesada, responder a essas perguntas é a melhor forma de começar:
- As pessoas geralmente comentam que o volume da sua TV ou rádio estão muito altos?
- Você já deixou de atender visitas ou telefonemas porque não ouviu a campainha ou o telefone tocar?
- Você tem dificuldade em acompanhar conversas em locais com muitas pessoas e com muito barulho?
- As pessoas parecem murmurar e não falar de forma clara durante conversas?
- As pessoas comentam que você fala muito alto?
- Você costuma pedir às pessoas que repitam o que disseram?
- Seus amigos e familiares insinuam que você possui um problema auditivo?
- Você sente dificuldade em entender a letra de músicas quando escuta rádio?
Se você responder sim a qualquer uma das perguntas a seguir, existe chance de você possuir algum tipo de perda auditiva. Você deve procurar um médico otorrinolaringologista para uma avaliação.